quarta-feira, outubro 10, 2007

China produzirá carros eléctricos recarregáveis a partir de 2009

da Efe, em Xangai

A companhia chinesa BYD, com sede em Shenzhen (sul da China), começará a fabricar carros eléctricos recarregáveis a partir de 2009, graças à redução dos custos de produção com materiais mais baratos para suas baterias.

A BYD, que fabricava baterias para telefones celulares, usa em seus veículos baterias de ferro em lugar de lítio, para reduzir assim os custos. "As baterias de ferro demonstraram ter um maior rendimento em segurança e maior capacidade", explicou a companhia em comunicado.

Um primeiro modelo híbrido, alimentado a partir de gasolina e electricidade e fruto de quatro anos de pesquisa, será lançado no mercado chinês na segunda metade de 2008, segundo os planos da firma.

A BYD entrou na indústria automobilística como fabricante em 2005 e espera comercializar 100 mil veículos neste ano.

O governo chinês encoraja os fabricantes de automóveis locais a trabalhar no desenvolvimento de veículos que utilizem energias alternativas ou que apliquem tecnologias híbridas. Algumas empresas chinesas mostraram protótipos de baterias eléctricas que se recarregam 70% em 10 minutos.

da Folha Online

Este tipo de notícias são sempre agradáveis de reproduzir, sobretudo por se tratar dum processo que beneficiará o meio ambiente face à redução na circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis.



2 comentários:

Unknown disse...

A salvador Caetano parece que está em negociações para vender os carros chineses na Península Ibérica.

SÓNIA P. R. disse...

Uma agradável surpresa.