quarta-feira, janeiro 23, 2008

Discussões ocasionais entre casais podem prolongar a vida, diz estudo

da Efe, em Washington

Discutir de vez em quando com seu parceiro pode não só resolver algum problema, mas também garantir alguns anos a mais de vida, segundo um estudo preliminar da Escola de Saúde Pública e do Departamento de Psicologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

A pesquisa, publicada pela revista "Journal of Family Communication", assinala que nos casamentos em que os parceiros guardam seus ressentimentos há uma maior possibilidade de uma morte prematura.

No entanto, a longevidade é maior nos relacionamentos em que uma ou as duas partes manifestam seus ressentimentos e resolvem os conflitos.

Os cientistas acompanharam 192 casais por 17 anos e os "catalogaram" em quatro grupos: no primeiro, os dois comunicam suas indignações, no segundo e terceiro, um dos dois se expressa e o outro se reprime, e no último, os dois parceiros não reagem a um ataque ou provação do outro.

Foram registradas 13 mortes nos 26 casais do último grupo, e nos outros 166 casais ocorreram 41 mortes.

Em 27% dos casais em que ambos reprimiram seus sentimentos, um de seus membros morreu no período do estudo, e em 23% os dois faleceram durante os 17 anos.

No entanto, apenas 19% dos outros três grupos combinados viram a morte de um membro do casal durante o período de estudo.

Quando os dois cônjuges reprimem sua indignação a um ataque ou uma crítica injusta do outro, a morte prematura é duas vezes mais provável que nos outros grupos, segundo Ernest Harburg, professor da Universidade de Michigan e diretor do estudo.

Harburg explicou que a pesquisa foi centrada em críticas ou ataques que uma das partes considerou injustos ou inadequados.

Quando a crítica foi considerada justa, a vítima não se indignou ou guardou rancores de qualquer tipo, afirmou o cientista.

Harburg admitiu que as conclusões do estudo são preliminares, mas indicou que já está sendo preparada outra pesquisa que incluiria um período de análise de 30 anos.

da Folha Online

Quer dizer que nos casais não incluídos neste estudo que optam por resolver os seus conflitos conjugais à batatada se calhar concluiriam que a sua longevidade ainda seria maior. Enfim

Sem comentários: