terça-feira, janeiro 29, 2008

Equipe desenvolve vacina para combater bactéria resistente a antibiótico

da Efe, em Londres

Cientistas britânicos desenvolveram uma vacina que combate a bactéria Clostridium difficile, que apresentou uma grande resistência aos antibióticos usados até agora para combatê-la e é responsável por problemas intestinais.

Em 2006, pesquisadores do Instituto Sanger, em Cambridge, na Inglaterra, conseguiram decifrar o genoma da bactéria hospitalar.

Segundo informa o jornal "Daily Mail" nesta segunda-feira, a vacina desenvolvida pelo laboratório de biotecnologia Acambis, também de Cambridge, poderia ser usada para tratar pacientes em estado grave e vacinar as pessoas com mais de 65 anos --grupo considerado mais vulnerável.

Da mesma forma que a antitetânica, a vacina não combate diretamente a bactéria, mas neutraliza as toxinas que esta produz e que irritam o revestimento do intestino, causam diarréia e uma infecção do abdômen que pode levar à morte do paciente.

"As toxinas destroem as células. Se imaginarmos que são criminosos perigosos, é como se cortássemos as mãos para que não possam utilizar suas armas contra nós", afirma Michael Watson, vice-presidente executivo da Acambis.

Embora os antibióticos tenham ainda alguma efetividade contra a C. difficile, muitos pacientes têm uma recaída e os ataques sucessivos de diarréia os debilitam cada vez mais.

Os especialistas confiam que, assim como a antitetânica, três ou quatro doses possam proporcionar uma proteção duradoura, com o reforço a cada dez anos.

"A C. difficile custa aos sistemas de saúde europeus 1,4 bilião de euros ao ano, algo que poderia ser poupado com a nova vacina", afirma Watson.

da Folha Online

Estas tenho todo o prazer de reproduzir, sobretudo pela esperança que possamos vir a ter de que o resultado desta descoberta possa ser benéfico a quem dela careça.



Sem comentários: