quinta-feira, agosto 03, 2006

Com diversos recursos, câmera digital resiste a quedas e à água





ODEMIR MARTINEZ BRUNO
ANDRÉ RICARDO BACKES

Especial para a Folha de S.Paulo



Num primeiro olhar na câmera digital Olympus Stylus 720 SW, o que mais chama a atenção é o seu acabamento. Feito em metal, ele confere um design simples e ao mesmo tempo elegante ao aparelho. Também proporciona resistência a pequenos choques e a eventuais quedas (de, no máximo, 1,5 metro), além de permitir o seu uso embaixo d'água (a, no máximo, 3 metros de profundidade) sem qualquer outro tipo de proteção.

A Olympus Stylus 720 SW possui resolução máxima de 7,1 Mpixels, ajustável para qualidades menores, sendo sua objetiva de 6,7 mm-20,1 mm. A velocidade do obturador varia de 1/1.000 segundo a 1/2 segundo, permitindo disparos rápidos em seus diversos modos de fotografia. Essa velocidade pode chegar a quatro segundos quando utilizado o modo "cena noturna".

Divulgação
Câmera digital traz diversos recursos

A câmera conta com um zoom óptico de 3x, que, aliado a um zoom digital de 5x, permite um alcance máximo de 15x.

Sua memória interna é de apenas 19,1 Mbytes, mas pode ser expandida com o uso de cartões de memória compatíveis com xD-Picture card.

Ela apresenta um amplo visor LCD colorido de 2,5 polegadas, o qual cobre quase toda sua extensão traseira. As imagens são visualizadas e registradas com nitidez e brilho graças à tecnologia BrightCapture, que melhora a qualidade das fotografias, reduzindo a necessidade de uso do flash.

A transferência das fotos para o computador se dá por meio de uma conexão USB 2.0 e de um software (ambos acompanham o produto). O programa é de fácil instalação e utilização, sendo a transferência das fotos feita de maneira rápida e sem complicações.

A câmera possui um cabo que permite ligar sua saída USB numa entrada RCA, permitindo assim a visualização de seu conteúdo em uma televisão. É possível ainda enviar as fotos diretamente para uma impressora compatível com a tecnologia PictBridge.

A Olympus Stylus 720 SW utiliza uma bateria recarregável própria de Li-íon 42B. Acompanham a câmera dois manuais, um impresso (contendo apenas informações básicas) e outro eletrônico (completo, disponível no CD que vem com o produto), mas nenhum deles é em português.

Menus

O visor LCD permite acessar, de forma fácil e sem complicações, as diversas opções disponíveis. É possível alterar o idioma dos menus, existindo aí uma opção de idioma em português. Os menus apresentam itens auto-explicativos ou trazem com comentários adicionais que acabam reduzindo o uso do manual.

Por meio do menu, é possível acessar as diversas configurações da câmera (como flash e redutor de olhos vermelhos), ativar o timer e o modo macro. A navegação no menu é feita por meio de botões laterais ao visor LCD, na parte traseira da câmera. Existem ainda 28 modos de disparo, alguns já conhecidos de outras câmeras (como o modo "retrato"), outros novos (como os modos para "fotos embaixo d'água"). É possível também gravar pequenos vídeos com som no formato QuickTime (numa resolução de 640x480 a 15 FPS).

Entre os recursos disponíveis nessa câmera, dois se mostraram bastante interessantes. Um deles permite adicionar um comentário sonoro a uma imagem logo após a sua captura. O outro recurso é o Image Stabilization, que apresenta uma tecnologia que analisa o movimento da câmera e o compensa no momento do disparo, evitando assim que a foto fique borrada pelo movimento.

Enfim, a Olympus Stylus 720 SW é uma câmera portátil, voltada, em especial, para o uso pessoal. É versátil e traz um bom cardápio de recursos, apresentando boa qualidade de imagem, além da resistência a impactos e à água. Por tudo isso, é uma ótima opção no seu segmento de mercado. Seu preço sugerido é de R$ 2.399.

da Folha Online

Actualmente é a marca de máquina que possuo e estou francamente satisfeito embora o modelo seja muito mais modesto.

1 comentário:

contradicoes disse...

Pois minha amiga, de acordo com o câmbio hoje o custo da máquina em euros seria de 862. Um beijinho do Raul