sábado, janeiro 06, 2007

O mundo deve passar pelo ano mais quente de sua história em 2007, segundo previsão do Departamento Britânico de Meteorologia (Met Office).


Um período quente maior deve ocorrer em virtude dos efeitos causados pelo El Niño, fenómeno meteorológico que aquece as águas do Oceano Pacífico e eleva as temperaturas de todo o planeta.

Segundo o Departamento de Meteorologia, há 60% de chances de que a temperatura média da Terra bata o actual recorde, que é de 1998.

A temperatura global deve passar cerca de 0,54ºC em relação à média de longo prazo, que é de 14 graus. Em 1998, esse valor foi superado em 0,52ºC.

A projecção anual foi feita pelo Centro Hadley de Pesquisa de Variação Climática em conjunto com a Universidade de East Anglia.

Efeito El Niño

Segundo Chris Folland, diretor do Centro Hadley de Pesquisa de Variação Climática, a previsão é feita primordialmente em dois fatores.

O primeiro é a emissão de gases na atmosfera, que ocasiona o Efeito Estufa.

“Este é um método estatístico. É um número que representa o aquecimento da atmosfera”, disse.

“O outro fator que permite essa previsão é o fato de que este ano terá a influência do El Niño”, explicou o pesquisador.

O El Niño ocorre por causa da chegada de águas mais quentes do que o normal, vidas da América do Norte, à costa da América do Sul. O fenómeno é descrito como a maior influência na alteração anual do clima global.

A Organização Meteorológica Mundial disse que o fenómeno deve continuar no primeiro trimestre do ano, o que deve causar alterações futuras. “Há um intervalo considerável, que pode levar quatro meses ou mais, entre o El Niño e o aquecimento climático”, afirmou Folland.

“Para se avaliar o impacto do fenómeno, nós usamos um método estatístico, baseado em aferições de temperaturas nas regiões onde ele acontece e também um complexo método matemático”.

Ele contou que a previsão tem sido ajustada levando-se em conta os dados dos últimos 50 anos.

“Nós conferimos esta previsão três vezes, actualizando-a mensalmente e ela se mostrou completamente estável”, disse.

A avaliação de que 2007 “tem 60% de chances de ser mais quente do que 1998” é mais provável de acontecer do que dar errado.

A previsão feita pelo Hadley Centre nos últimos sete anos e a margem de erro tem sido de 0,06ºC.

da BBC Brasil

Esta é mais uma prova de que o efeito estufa, continua em bom ritmo a destruir o planeta em que vivemos. E não devemos assobiar para o lado porque temos todos uma certa quota de culpa nesta destruição do meio ambiente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Irrita-me profundamente certa malta de direita que considera que isto é tudo mentira e que o planeta está a aquecer por si, num ciclo perfeitamente normal e blá, blá, blá.

Este planeta é cada vez mais um "barco de tolos" como bem retratou o Unabomber.