A fabricante japonesa de automóveis Toyota vai desenvolver um novo sistema para veículos que impedirá o motorista de dirigir caso esteja embriagado.
Segundo o jornal japonês "Asahi Shimbun", os novos veículos, que devem começar a ser vendidos em 2009, serão equipados com um sensor no volante que será capaz de determinar o nível de álcool no sangue do motorista a partir do suor de suas mãos.
Se o nível de álcool for superior ao permitido pela legislação local, o veículo simplesmente não dará a partida.
As montadoras européias já desenvolveram automóveis que obrigam o motorista a soprar em um tubo instalado no veículo antes de ligá-lo.
A Toyota, entretanto, planeja desenvolver um sistema mais confiável que o europeu porque acredita que o motorista pode colocar qualquer outra pessoa sóbria para soprar no tubo e depois conduzir o veículo embriagado.
No Japão, a Agência de Polícia Nacional afirma que em 2005 houve 14 mil acidentes de trânsito vinculados de alguma maneira ao consumo de álcool. Esses acidentes causaram a morte de 707 pessoas.
da Folha Online
Está-se mesmo a ver o que vai acontecer por cá. O pessoal que gosta de conduzir bebendo, não opta por adquirir automóveis desta marca por assim serem impedidos de o fazer.
1 comentário:
Ora, dá-me ideia de que não ter graça nenhuma! Um gajo com um copito tem outro prazer a conduzir...
Abraço
Enviar um comentário