quinta-feira, janeiro 24, 2008

Desde quando é que esta gente sabe fazer contas

Hoje dando uma vista de olhos pelos diversos jornais online, reparei numa notícia dando conta que o leite vai aumentar 10 cêntimos em cada litro. Há dias abordei esta questão salientando que desde o Outubro passado que o leite da chamada linha branca meio gordo, tinha aumentado significativamente de preço passando de 39 cêntimos para 59. Não me recordo de ter visto antes qualquer referência a este aumento significativo por parte de qualquer órgão da comunicação social.
Hoje como anteriormente refiro fazem destaque de que o leite vai atingir um aumento de 15,6% indicador absolutamente errado porque não traduz a realidade. Ora se o preço do leite desde o Outono do ano passado teve um aumento de 20 cêntimos em litro, passando de 39 para 59 e se agora vai ser agravado em mais 10 cêntimos, qualquer criança do ensino básico conclui que o agravamento é de 100% e não de 15,6% como refere a comunicação social. É que se continua não sei com que intenção a dar uma imagem completamente errada ao público do agravamento dos preços ao consumidor e consequentemente da taxa de inflação dele resultante.

1 comentário:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Pois é com esta comunicação enganosa e pouco ética que vão lançando areia nos olhos do Zé Povinho.
Gostei muito deste post que evidencia de forma clara o aumento dum bem essencial e que, sendo importante na alimentação de todos, é-o especialmente na das crianças, doentes e idosos.