quarta-feira, agosto 23, 2006

Cientistas descobrem via de acesso do vírus da Sars ao corpo

da Efe, em Pequim

Um grupo de cientistas chineses anunciou hoje que acredita ter descoberto a via de acesso ao corpo humano do vírus da Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars). A equipe conseguiu isolar a proteína 3a, que ajuda na entrada e na liberação do coronavírus, e apavorou o mundo no primeiro semestre de 2003 ao causar a morte de 814 das 8.470 pessoas infectadas.

A proteína 3a funciona como um canal iônico, ou seja, uma estrutura protéica que permite a passagem de íons através das camadas lipídicas que formam as membranas das células.

Esse fato explicaria a natureza altamente agressiva do coronavírus, segundo o coordenador da equipe de cientistas, Sun Bing, do Instituto Pasteur de Xangai. A descoberta pode ajudar a desenvolver novos métodos para o tratamento do mal.

Apesar de desde a epidemia de 2003, que afetou 32 países, a Sars ter sido objeto de numerosos estudos, ainda se desconhece o desenvolvimento da doença e não existe uma vacina para ela.

da Folha Online

São importante estas descobertas que visam minimizar os efeitos mortais no ser humano

2 comentários:

Macillum disse...

Acredito que esses efeitos mortais podem e devem ser minimizados através da purificação daquilo que se come, bebe, respira, se diz, se faz, se pensa...
O que eu vejo é que o mesmo sistema científico e tecnológico que está a degradar a condição humana a todos os níveis, é o mesmo que combate as doenças que ele próprio produz.

contradicoes disse...

Inteiramente de acordo Macillum. Já aliás postei sobre essa matéria. São os cientistas os responsáveis por diversas epidemias, algumas das quais criadas em laboratório, descobrindo depois o respectivo antídoto com que tratam as pessoas que a adoecem ajudando a enriquecer os donos dos laboratórios que os produzem